O papel da nutrição vai muito além da dieta

Em alusão ao Dia do Nutricionista, comemorado no próximo dia 31 de agosto, o Grupo Leforte ressalta a importância deste profissional. Afinal, a sua atuação vai muito mais além da prescrição de dietas alimentares.

A função de um nutricionista é muito mais complexa. Ele avalia o organismo do indivíduo e todas as suas necessidades calóricas do dia a dia e, a partir dessa análise, define uma dieta personalizada de acordo com a realidade de cada paciente.

A coordenadora de Nutrição da unidade da Liberdade do Grupo Leforte, Ana Luiza Talin Vasconcellos, ressalta: “O nutricionista pode auxiliar o indivíduo através de avaliações, questionários e orientações quanto às escolhas alimentares, propriedades dos alimentos, desmistificar conceitos errôneos e até mesmo aplicar a funcionalidade dos alimentos para questões específicas de cada um.”

Grande parte dos que procuram um nutricionista não consegue manter uma alimentação mais saudável por muito tempo e acaba recorrendo a dietas mais rápidas, radicais, que são prejudiciais, destaca Ana Luiza. Em geral, esse tipo de opção tem o objetivo de alcançar metas exorbitantes em prazos curtos, sem levar em conta as necessidades do organismo ou a individualidade.

“Muitas delas trazem danos à saúde, não têm resultados comprovados cientificamente,
sobrecarregam órgãos específicos. São aplicadas por períodos pequenos justamente por serem tão radicais. Geram maus hábitos e não permitem uma reeducação alimentar, atitude que realmente traria hábitos benéficos para a saúde em longo prazo”, adverte a nutricionista do Grupo Leforte.

 

O papel de um nutricionista dentro de um hospital

Dentro de um hospital, a atuação do nutricionista vai muito além da checagem da qualidade da comida servida aos pacientes. O profissional clínico é fundamental para que seja oferecida uma alimentação de acordo com a recuperação e o estado nutricional do paciente, de acordo com o diagnóstico e prescrições estabelecidas pela equipe médica. Isso inclui não só a ingestão de alimentos por via oral, quanto outras vias exclusivas.

O objetivo é obter o menor período de internação possível e auxiliar na reabilitação dos pacientes juntamente com outros profissionais da equipe multidisciplinar. O nutricionista realiza visitas diária, avalia a situação do paciente, traça metas, adequa consistências, adapta refeições, orienta dietas e procura estabelecer todos esses parâmetros de acordo com as preferências alimentares de cada indivíduo.

“Ainda temos o nutricionista responsável pelas compras, escolha de fornecedores, pedidos, fornecimento das refeições, controle de qualidade, degustação, montagem de cardápios, custos e conferências de cada refeição, em alguns casos e unidades juntamente com técnicos de nutrição para que as refeições cheguem até os pacientes com qualidade e conforme acordado em visitas nutricionais. Esses profissionais também são responsáveis pelo corpo de colaboradores do serviço de nutrição e suas atribuições.”

O Grupo Leforte conta com atendimento nutricional diário para todos os pacientes internados, incluindo aqueles das unidades de terapia intensiva. Conta, também, com atendimento nutricional ambulatorial individualizado, com avaliação antropométrica, através da bioimpedância, traçando um plano de educação alimentar com foco na promoção da saúde e bem-estar.

“O grupo conta também com atendimento nutricional especializado para o paciente oncológico, acompanhando todo o tratamento do paciente e indicando a dietoterapia adequada de acordo com suas necessidades e especificidades, resultando em melhoras da resposta terapêutica e qualidade de vida”, finaliza a coordenadora de Nutrição do Grupo Leforte.

 

Agende sua consulta com o nutricionista

 

Ana Luiza Talin é graduada em Nutrição pela Universidade Paulista e Pós graduada em Nutrição Clínica pela Ganep. Atua há 14 anos no ramo de nutrição hospitalar.

**Colaborou também nesta entrevista, a nutricionista clínica Patrícia da Silva Baptistucci.

Saiba mais sobre a especialidade de Nutrição no Grupo Lefore

 

Conteúdos relacionados no site do Grupo Leforte

Este conteúdo é meramente informativo e educativo, sendo destinado para o público em geral. Ele não substitui a consulta e o aconselhamento com o médico e não deve ser utilizado para autodiagnóstico ou automedicação. Se você tiver algum problema de saúde ou dúvidas a respeito, consulte um médico. Somente ele está habilitado fazer o diagnóstico, a prescrever o tratamento mais adequado para cada caso e acompanhar a evolução do quadro de saúde do paciente.
Testemunhos

Gostaríamos de agradecer ao Dr Pierry Louys Batista, em nome de todos os pediatras, toda equipe assistencial, de atendimento, segurança, higiene e do laboratório Delboni, pois percebemos que houve a verdadeira hospitalidade que todos falam, mas poucos exercem: a de fora dos livros.

Gustavo Ambrósio Tenório

Equipe de enfermagem muito bem preparada, atenta e disponível para qualquer chamado. Muito educada e cordial também, por exemplo, sempre ao entrar no quarto os enfermeiros avisavam meu pai que a luz seria acesa, não acendendo diretamente na “cara” da pessoa, que estava despreparada.

Antônio Rafael de Carvalho
banner