Emergências e urgências médicas

O Leforte oferece pronto-socorro adulto e infantil. Atendimento 24 horas, em todos os dias da semana, para qualquer tipo de emergência e urgência. Confira os endereços.

Atendimento de urgências e emergências tanto de adultos quanto de crianças

Atendimento de emergências de gestantes

Quais emergências e urgências médicas são frequentes?

Além de trauma por acidente, queimadura, infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral (AVC), sepse, dificuldade respiratória e intoxicação, é bastante comum pacientes chegarem no pronto-socorro com os seguintes problemas:

Infecções

Infecções podem ser provocadas por vírus, bactérias parasitas ou fungos e causar um número enorme de doenças com sinais e sintomas variados. Dependendo do caso, eles podem ser agudos, como febre alta e dores fortes, levando o paciente ao atendimento no pronto-socorro.

Diarreia aguda

A diarreia pode ser considerada aguda quando há mais de três evacuações por dia com fezes menos consistentes. Na maioria das vezes, a diarreia aguda é causada pela ingestão de água ou alimentos contaminados, sendo uma das maiores causas de mortalidade no mundo.

Cefaleia aguda (dor de cabeça)

Existem alguns tipos de cefaleia, sendo que a cefaleia em salvas provoca dor sempre do mesmo lado extremamente forte e pode durar de 15 minutos a 3 horas. Além da dor, é possível que o paciente tenha outros sintomas, como lacrimejamento, congestão nasal e rubor na face.

Dor lombar

A dor lombar, ou lombalgia, ocorre na parte inferior das costas e se irradia para uma ou as duas nádegas e até pernas, podendo ser incapacitante. De 65% a 80% as pessoas em todo o mundo têm dor na coluna em algum momento da vida, mas em apenas 5% ela continua após 6 meses.

Qual a diferença entre emergência e urgência médica?

O que é emergência médica

Um caso é considerado emergência médica quando o paciente necessita de atendimento imediato porque corre risco de morte. Alguns exemplos:

O que é urgência médica

A urgência médica é quando o paciente não tem risco de morte imediato, mas o quadro pode evoluir com complicações mais graves, por exemplo:

Como é o atendimento no pronto-socorro do Leforte?

Antes de chegar no pronto-socorro – o atendimento de urgências e emergências médicas pode ser iniciado por meio do aplicativo Leforte. Ele permite informar o que está acontecendo e registrar informações iniciais para triagem antes de chegar no hospital, o que agiliza o início do atendimento.

Ao chegar no pronto-socorro – o paciente é avaliado para que seja determinada com segurança a gravidade do caso e seja possível organizar as prioridades de acordo com o Protocolo de Manchester modificado.

Modelo de atendimento – o Leforte é modelo no tratamento do infarto agudo do miocárdio, acidente vascular cerebral (AVC) e sepse, que é a reação exagerada do organismo a uma infecção. Para cada um desses casos é usado um protocolo específico de procedimentos que são executados rapidamente no pronto-socorro para diminuir o risco de morte e de sequelas, proporcionando uma melhor recuperação.

Estrutura após pronto-socorro – dependendo da necessidade, o paciente tem à disposição uma estrutura completa de internação, inclusive com UTI e moderno centro cirúrgico, capaz de atender casos de qualquer complexidade, até para a realização de cirurgias robóticas. Além disso, dispõe de centros de tratamento para dar continuidade aos cuidados de saúde, por exemplo:

Centro de Tratamento de Cardiologia

O Centro de Tratamento de Cardiologia do Grupo Leforte dispõe de equipe multidisciplinar e tecnologia avançada para exames e tratamentos, realizando procedimentos que vão de cirurgias robóticas a angioplastias e cateterismos.

Centro de Tratamento de Ortopedia

O Centro de Tratamento de Ortopedia do Grupo Leforte atende vítimas de lesões ortopédicas e pacientes politraumatizados, desde o pronto-socorro até a reabilitação, com equipe multidisciplinar que trabalha integrada.

Centro de Tratamento de Neurologia

O Centro de Tratamento de Neurologia do Grupo Leforte tem estrutura completa para exames e tratamentos de problemas neurológicos de qualquer gravidade e equipe multidisciplinar que trabalha de forma integrada.

Centro de Tratamento de Pediatria

O Centro de Tratamento de Pediatria do Grupo Leforte possui moderna estrutura para exames e tratamentos, com equipe de várias especialidades pediátricas que trabalha de forma integrada para prestar cuidados de saúde completo.
Testemunhos

Gostaríamos de agradecer ao Dr Pierry Louys Batista, em nome de todos os pediatras, toda equipe assistencial, de atendimento, segurança, higiene e do laboratório Delboni, pois percebemos que houve a verdadeira hospitalidade que todos falam, mas poucos exercem: a de fora dos livros.

Gustavo Ambrósio Tenório

Equipe de enfermagem muito bem preparada, atenta e disponível para qualquer chamado. Muito educada e cordial também, por exemplo, sempre ao entrar no quarto os enfermeiros avisavam meu pai que a luz seria acesa, não acendendo diretamente na “cara” da pessoa, que estava despreparada.

Antônio Rafael de Carvalho